sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quem disse que pessoas com síndrome de Down não aprendem?














Relatório individual da Aluna Victória Rita- 2º período

É com muita satisfaçãoque venho relatar sobre o desenvolvimento da Victória durante esse período aqui na escola.
A aluna demonstra bom relacionamento e integração com todos os colegas e com as professoras.

Comunica-se através de gestos e se faz entender muito bem. Sempre que quer algo vem mostrando para as professoras ou colegas, por exemplo, quando quer cantar, chega pertinho e faz gestos da música para que cantem. As crianças tem um carinho e cuidado especial com ela, estão sempre perto ajudando, interagindo e brincando com a "Vic Mello"como a chamam carinhosamente.

Procuramos estimular sempre para que realize as atividades, brincadeira livres dirigidas, rodas cantadas, respeitando o seu tempo, mas envolvendo-a nas mesmas para que desenvolva autonomia, vivencie regras, espere a sua vez, enfim, que possa participar juntamente com o grupo, de todas as atividades propostas em aula. Nota-se que a Victória vem alcançando progressos significativos em todos os aspectos de seu desenvolvimento, embora ainda tenha dificuldade de concentração quando a atividade exige mais tempo e atenção.

Percebemos que identifica algumas partes do corpo, quando cantamos a música " cabeça, ombro joelho e pé" e ela coloca as mãozinhas nestas partes do seu corpinho.

Outro aspecto que tem chamado a atençãoé o interesse por livros de histórias, olha, traz para gente contar, aponta o dedinho nas gravuras, mostra para os colegas leva um livrinho para que contem a ela, sentando e ficando atenta.
Nemsempre atende quando solicitamos, temos de falar várias vezes, mas já tem participado do momento de guardar briquedos, colaborando e guardando algumas peças dos jogos de brinquedos.

Como educadora sinto-me emocionada em acompanhar estes progressos da Victória. Podem não ser muitos, mas são de grande significado e revelam o quanto ela se esforça para fazer seu melhor e entende o quanto estamos envolvidos com ela.

Com carinho,

Professora Raquel


*Victória Rita é minha filha tem 4 anos e está atualmente no nível 3 da escola Educativa aqui em Londrina.

*Na Foto: Victória e sua professora.

10 comentários:

  1. Me emocionei..q linda...e ninguém contou q ela "sobe" na tv...q ela tenta pegar a tampa do forno de lenha bem quentinho...q ela corre e escorrega mais q quiabo no meio do frango...q ela da abraços carinhosos "quando quer" algo de vc...xô ve q mais....q não para um minuto..q eh super inteligente e nos envolve nos fazendo de bobos...huauhaahahuhua...q quis experimentar o calor do coador de café, qse matando a mãe dela do coração....e q traz alegrias para todos a sua volta???

    Parabés Vilma..sua filha é o maximooooooooooooo....principalmente la eeeeeeeemmm cima do escorregador;....hihihiih

    ResponderExcluir
  2. Oi Vilma! O Inácio tb nos enche de alegria com seu desenvolvimento e inteligência. Pelo relato da Tia Mara, igualzinho a Victória, nos domina, ou melhor dizendo, me domina (com o Paulo ele sabe que não pode!) faz um monte de arte, quase me põem doida, mas depois vem todo meigo "mãe, amo vc!" Posso com isso?! Parabéns pela linda filha ou melhor, pelas lindas filhas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei muito ao ler, snif snif, pois estamos vendo e presenciando todo o desenvolvimento da Vivi, passar por tudo que ela passou ela realmente é Vitoriosa no qual faz se o nome dela rsrs, é linda e muito inteligente e tem seus pais e irmãs que estão sempre ao seu lado ensinando, educando e alimentando rsrsrs como diz a Vivi qnd come : tudo, tudo hehehe linda Amamos vc Vivi É uma grande dádiva sua Vilma Parabéns pela filha linda que tens e por nos dar o presente de te la como sobrinha rsrsrs bjnho

    ResponderExcluir
  4. Só quem não as conhece é que fala essas besteiras.

    Beijo na Victória

    ResponderExcluir
  5. Mara: Haja fôlego! rs

    Regina: saudades de vocês, beijo em todos.

    Marcela:"Tudo"é a palavra preferida dela, rs.

    Fábio:È verdade.

    ResponderExcluir
  6. É MUITO GRATIFICANTE SABER Q NOSSAS FILHAS SE SUPERAM CADA DIA MAIS, SUA MENINA ESTÁ UMA GRAÇA Q DEUS ABENÇOE E A MINHA É MUITO SAPECA. SAUDADES DE VC. BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. Jaque: que bom ter você por aqui, também estou com saudades de vocês.

    ResponderExcluir
  8. Atendo a Vic há mais de 3 anos e a cada dia ela me mostra uma novidade!!! Fico muito feliz em saber que existem pessoas como a professora dela, que valorizam seu aprendizado, reconhecem que ela se comunica... E muito bem, por sinal!!! A Vic me surpreende sempre, é só lembrar do por que ela ganhou um escorregador... Rsrsrsrs
    Bjão pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  9. Ser DOWN, não significa ser de outro mundo.
    É SER HUMANO, e como tal, dever ser respeitado.
    Acreditar nos potencial destes, perpassa por uma quebra de barreiras -perconceito,indiferença,segregação- que impedem o reconhecimento do próximo assim como nós mesmos.
    Vamos gritar ao mundo e abrir os olhos deste, para uma nova realidade, e construir um mundo JUSTO, onde TODOS sejam respeitados igualitariamente.

    ResponderExcluir