sábado, 9 de outubro de 2010

Quebrando o galho

Quando tinha por volta dos 23 anos, não tinha a menor ideia de como cuidar de uma casa, cozinhar então, sabia fazer lasanha e só. Não que tívessemos empregada, minha mãe era quem fazia quase tudo e eu trabalhava fora desde os 14 anos  e estudava a noite, como trabalhava num supermercado, não raro trabalhava também aos sábados e domingos.

Logo que casei surgiram as primeiras "complicações" tinha alguém que ia 01 vez por semana fazer uma faxina e o resto ficava por minha conta. Decidimos não ter filhos logo no ínicio o que para mim foi uma salvação. Tive que aprender tudo.

Naquele tempo sem a comodidade da internet, só restava os amigos, revistas e livros no biblioteca pública. No começo fui fazendo seguindo as receitas das embalagens, fiquei perdida ao cortar um frango, aí parti para biblioteca, que surpresa a bibliotecária me apresentou o "famoso" livro  " Sebastiana quebra galho" foi a luz no fim do túnel. Lá tinha tudo desde dicas para limpeza da casa até fazer arroz "soltinho".

Foi muito legal, agora resolvi fazer o mesmo com as outras pessoas, nesses tempos modernos, as secretárias do lar estão cada vez mais díficeis de se conseguir, mas em compensação, alguns homens resolveram participar mais da vida doméstica, então, de vez em quando vou postar algumas dicas caseiras para donas de casa de primeira viagem. Claro que não sei tudo, mas o que sei repasso com maior prazer.

As de hoje são muito simples e  aprendi a pouco tempo:

1-Se você tiver moveis e eletrodomésticos brancos para limpar, ao invés de usar aquele catatau de produtos que tem no supermercado, use apenas sabão de coco. Fica ótimo e o mais importante, não vai amarelando com tempo.

2- Para lavar roupas de lã na Lavadora, se você não tiver aqueles sacos para por dentro, utilize uma fronha de preferência de percal, coloque a roupa dentro, amarre as pontas e lave normalmente junto com as outras roupas, não pega pêlo e você economiza tempo.

3- Para tirar manchas de graxa da roupa, lave com sabonete.

Bem, por hoje é só, se você tiver alguma dica para me passar, pode me mandar um email que coloco aqui.

A propósito, aves se cortam pelas " juntas", dá certinho.


Bom final de semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário