sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Coisa de mulher

Naquela sexta feira Fernanda acordou tarde, há muito tempo que não fazia isso, até ela estranhou, mas levantou-se apressada, tomou café e partiu rumo ao trabalho. No meio do caminho percebeu que tinha colocado a blusa pelo avesso e que ainda estava de chinelos. "Nada demais", pensou.

 Quando chegou no pátio da empresa, quase atropelou um gato que passava. Passou por debaixo de uma escada em que eletrecistas arrumavam a fiação e dirigiu-se ao escritório. Em cima da sua mesa, vários trabalhos a serem terminados.

Foi pegar uma xícara de café na copa e quase caiu no chão que a faxineira limpava. "Que dia!" resmungou. Quando chegou a sua mesa derrubou café nos papéis, aí mesmo com muita raiva teve que imprimir tudo de novo. Começou a trabalhar e só no meio da tarde percebeu que deixara o telefone celular em casa.

No fim do dia partiu rumo à sua casa e quando chegou lá estranhou, que cabeça! havia se mudado ha pouco tempo, mas foi para a casa antiga.Irada, verificou o calendário. Não era sexta feira 13, percebeu com tristeza que estava na TPM. Sorte de seu namorado que não a encontrou naquele dia.

Minha estrela

No meio de um temporal, uma estrela me guia. Não é uma estrela qualquer, é a estrela, que chegou num momento especial de minha vida, e que tem feito minha existência melhor.Tem cores vibrantes que alegram os dias opacos dos quais não tenho controle.Libera perfumes de temperos exóticos que me inebriam. Quando tudo parece um caos, observo seu brilho. Olho admirada, como pode? tão distante e tão presente. Guardo suas cores  numa caixinha especial, bem no fundo do coração. Para os dias frios ela me aquece, para os dias negros é minha luz secreta. Nada no mundo a tira de mim. Podem levar tudo que quiserem, mas minha estrela, é minha.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Eu fiz de novo e dessa vez fui além

Minha aversão por salão de beleza é antiga, já expliquei isso numa postagem anterior, o fato é que como a escova progressiva que eu fiz meses atrás acabou, meu cabelo voltou ser encaracolado e e armado.

Não tive coragem de cortar e semana passada fiz novamente. Dessa vez foram 05 horas de salão,além do  estica dali, puxa daqui eu ainda resolvi pintar os fios brancos, não foi nenhuma mudança radical, mas gostei do resultado.

Ao menos  não acordo com cara de quem viu um fantasma e nem assusto quem me vê de manhã.

Agora estou pensando em fazer uma descoloração, umas luzes e talvez até pinte de verde limão, estou ficando ousada, hahaha. Bem que eu desconfiava que salão vicia. Coitado do meu cabelo.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Paraíso

De um lugar  entre montanhas
ouço sons alegres
Sinto o cheiro de  mar
Ondas que me rodeiam
Enfurecidas e doces
de azul são tamanhas


Uma estrela que cintila
e faz  meu dia feliz
saudade que bate no peito
é doce a sensação
com cores de arco íris
minha esperança brilha

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O abominável ogro da floresta

Em um reino não muito distante morava um ogro, ele era simpático apesar da maioria das pessoas terem medo dele. Numa cidade próxima do reino morava uma linda princesa (Tá bom, ela não era tão linda assim) que assim como os outros habitantes que não conheciam o ogro, tinha muito medo dele.


Um dia a princesa foi até o reino vizinho solicitar ao rei que parasse de jogar lixo no seu terreno ( naquele tempo já existiam problemas com o meio ambiente). No meio do caminho ouviu um choro, parou um pouco e logo descobri de onde vinha, atrás de uma árvore estava o ogro que chorava copiosamente, a princesa estranhou, afinal não eram poucos os emails( ah, e também já existia internet) que ela recebia alertando sobre o perigo daquela criatura, juravam de pés juntos que o ogro comia gente, eca!

Ela parou um pouco e foi perguntar ao estranho ser o que havia acontecido, ele lhe disse que a única comida que tinha era a que sobrava dos pratos das pessoas do reino, e que naquele dia estava com uma tremenda indigestão porque comeu carne estragada.

A princesa estranhou um pouco, mas resolveu ajudar, tirou de sua bolsa sal de fruta e um copo( ela era muito prevenida), pegou no riacho um pouco de água e deu para o ogro tomar. O ogro bebeu  a mistura rapidamente e alguns minutos depois já estava bem. Muito educado perguntou à princesa o que podia fazer para recompensá-la, ela lhe disse que queria que o rei não jogasse mais o lixo em suas terras.

Então o ogro foi até o castelo do rei e o obrigou a fazer um depósito para selecionar e dar destino certo ao lixo. O rei ficou apavorado e desse dia em diante, nunca mais jogou lixo na propriedade alheia.

O ogro continuou com sua fama de mau, e a princesa o convidou para morar com ela em seu castelo. Desse dia em diante ele não mais comeu restos de comida e sim belos banquetes que ele mesmo preparava ou lhe eram servidos pela princesa.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Quase acabando





Um amigo encontra outro que há anos tenta terminar de construir sua casa, e vai logo perguntando:

- E aí, como está a construção de sua casa?

- Está quase acabando...

- Que legal ! então logo teremos um churrasco?

- Nem pense nisso, o que está acabando é o dinheiro, o casamento, a paciência...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

De leve



Tem dias que  coisas do coração me falam alto, me movem pelo mundo, sem controle, mas sabendo exatamente para onde vai. Eu sei, é maluco isso, mas me sinto assim,como uma folha, levada pelo vento à lugares que sonhei em dias de lua cheia.

É deliciosa a sensação, me deixo levar, confiante na ação da natureza que parece entender meu coração, ela é sábia, basta ver os jardins floridos, os pássaros e tudo mais que nos rodeia. Muito lindo.

Que o vento me leve para onde o sol nasce, para onde as orquídeas sempre estão floridas, e se tiver lua , me deixe por lá.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

De um olhar










Fonte dos meus sonhos
brilho intenso
que acalma meu coração


Aconchego nos dias frios
cúmplice nos dias de alegria
motivo da minha esperança


Acordando desejos
suprindo as faltas
tão longe e tão perto


Alegre
como um domingo de sol

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Claridade


Densa nuvem durante a tarde, em minha mente tudo muito claro, sonhos a serem realizados, confiro os dias, revejo as lembranças, tudo calmo, tudo bom.

Sentimentos ternos e doces por aqueles que amo e que fazem parte da minha, bate uma saudade gostosa, boa de sentir.

Refaço os sonhos de outrora, espero ansiosa pela hora seguinte, vontade de externar tudo que sinto, mandar flores, beijos e tantas outras coisas, mas me calo, a hora certa chegará, tenho certeza. Não perderei um minuto sequer, estou aprendendo a aproveitar a vida, venha como vier, no dia que der, será sempre uma alegria.

Estarei de bom humor. Com muito amor.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Da lua para o sol





Algum dia, em algum lugar, estaremos em perfeito alinhamento com a terra e faremos o mais belo eclipse.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pneus para que te quero

“Pro Paraguai ela não quis viajar...”
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Paulo precisava trocar os pneus do carro, estavam quase no arame, alguns amigos lhe disseram que no Paraguai ele pagaria baratinho e que já saia com eles rodando.

Sirlene sua esposa, ficou receosa, a príncipio perguntou se aquilo era legal, disseram que não, mas que todo mundo fazia assim.

Ela conversou com Paulo e disse-lhe que comprasse os pneus ali mesmo no Brasil, nem que eles tivessem que parcelar. Paulo nem deu bola, de tantos os amigos falarem ele já estava convencido que iria até o país vizinho fazer a troca.

E na primeira oportunidade foi o que ele fez. Chegou no Paraguai, fez pesquisa de preço e assim que encontrou um preço bom já mandou trocar logo os 4.

O atendente da casa de pneus lhe disse que se quisesse poderia levar os velhos para usar em outra ocasião, Paulo consentiu e ali mesmo enfiaram um pneu dentro do outro e colocaram no carro.

Paulo saiu feliz, tinha feito um ótimo negócio, ficado com os pneus velhos e nem tinha sido parado na barreira.

Assim que pegou a estrada começou a sentir o carro um pouco instável, e conforme ia andando, cada vez mais ficava difícil de dirigir. Até que num determinado momento um pneu arriou, colocou o estepe, logo em seguida foi outro, aí o jeito foi parar e chamar um guincho. Chegou em casa rebocado pelo guincho.

Sirlene nem disse nada, apenas sorriu com ironia. Paulo ficou amargando o prejuízo e teve que comprar novamente 04 pneus para seu carro. Só que dessa vez comprou no Brasil e pagou parcelado.

Sincronizados









Lenta
segue a poesia

Calmo
segue o poeta

Leve
segue a poesia

Doce
segue o poeta

Poeta e poesia
numa delicada sincronia

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Minhas Férias















Estive de férias e ao contrário dos outros anos não parei em um determinado lugar, fomos devagar e apreciando a paisagem, aceitando os convites que as estradas nos faziam, conheci lugares lindos entre o Paraná e Rio Grande do Sul.


 Numa dessas paradas fiquei num eco resort onde conheci o sr Ivan, um homem muito bacana e conhecedor da região ( Bom jardim da serra -SC) que nos serviu como guia por 02 dias, nos contou a história dos tropeiros que subiam e desciam a serra para fazer escambo com os nativos daquela região, da plantação de uvas para vinho e das vinícolas que começaram a surgir por lá e que já produzem ótimos vinhos, tanto que já são considerados melhores que os gaúchos.

Além de ser bom conhecedor da região, ótimo anfitrião é também de um senso humor contagiante. Enquanto conversávamos sobre como ele administrava o local  ele nos disse que tinha dificuldades em contratar recepcionistas que falavam inglês, eu curiosa, perguntei como ele fazia quando chegavam hóspedes estrangeiros e ele me respondeu que quando isso acontecia ele mesmo recebia o cliente com algumas garrafas de vinho e que a partir da 2ª garrafa ele falava e entendia qualquer idioma. Pode?

Depois fui à praia com as crianças e também a Foz do Iguaçu, enfim, foram poucos dias de férias, mas muito proveitosos.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Espera









Momento feliz
que aguarda
para ser vivido

Ávido de ser
muito mais que
um instante

Felicidade que Grita
e quer ser para sempre

Simplesmente me calo,
espero e vou vivendo
intensamente

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Até o fim

Mas é assim o poema: construído devagar,
palavra a palavra, e mesmo verso a verso,
até ao fim. O que não sei é
como acabá-lo; ou, até, se
o poema quer acabar. Então, peço-te ajuda:

puxo o teu corpo
para o meio dele, deito-o na cama
da estrofe, dispo-o de frases
e de adjectivos até te ver,
tu,
o mais nu dos pronomes. Ficamos
assim. Para trás, palavras e versos,
e tudo o que
não é preciso dizer:
eu e tu, chamando o amor
para que o poema acabe.



(Nuno Júdice )